domingo, 11 de julho de 2010

TOXINA BOTULÍNICA NO TRATAMENTO DA HIPERIDROSE

Hiperidrose consiste na sudorese excessiva das glândulas sudoríparas écrinas que excede a necessidade fisiológica de termoregulação corporal. Os estímulos que causam a sudorese excessiva são os mesmo da sudorese normal : temperatura elevada, exercícios físicos, ansiedade, fatores emocionais e patologias como o hipertireoidismo, menopausa, dor intensa, infecções agudas, lesões neurológicas, entre outras.
Esta condição, no dia a dia, incomoda muitos pacientes por acarretar constrangimentos no âmbito social e profissional. Principalmente quando é de localização axilar,palmar e plantar. Roupas manchadas de suor nas axilas e mãos suadas em um aperto de mão já foram queixas por representarem evidência equivocada de insegurança e nervosismo em uma entrevista para trabalho,por exemplo. As mãos suadas também atrapalham as pessoas para manusear canetas, lápis,papéis, instrumentos musicais,etc.
Os tratamentos são : tópico( antiperspirantes como o cloreto de alumínio), oral( agentes anticolinérgicos), cirúrgico ( simpatectomia) e a toxina botulínica.

Observou-se que a Toxina Botulínica, além da ação bloqueadora na musculatura estriada, apresentava também bloqueio na transmissão de estímulo no sistema nervoso autônomo, pelo bloqueio da liberação da acetilcolina pré-sinaptica. Haveria,assim, menor estímulo das glândulas sudoríparas écrinas responsáveis pela sudorese.

O tempo de ação varia de 4 à 12 meses, dependendo do caso e do local aplicado.As reaplicações repetem os resultados na imensa maioria das vezes.